História - Regiões do Brasil

As obras abaixo contam a história da Imigração Japonesa, desde os fatos que levaram estas pessoas a atravessarem o planeta até os fatos que marcaram suas vidas e seus destinos no Brasil. (texto em atualização: nota emitida em 16 de Julho de 2022)

Os direitos autorais do conteúdo deste site foram autorizados para veiculação apenas neste acervo. A cópia, reprodução ou comercialização de qualquer conteúdo depende da autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra (Lei de Direitos Autorais - 9610/98).

A canção da alma desbravadora - (Comemoração da Fazenda Tietê)

Autor: Eiichi Kayama
Tradução: Jiro Okai
Editora:
Ano: 1995
Sinopse: O autor relata sobre a origem da Fazenda Tietê e narra paralelamente os fatos históricos, sobre a organização que levaram as pessoas a imigrarem para o Brasil.
Patrocínio:

Meia volta ao mundo - Imigração Japonesa em Goiás

Autor: Associacao Nipo Brasileira de Goiás
Autor: Fátima Alcídia Costa Mota
Editora: Editora Bandeirante
Ano: 2008
Sinopse: Reúne a multiplicidade de facetas de um história que tem como palco o Estado de Goiás, região que, para muitos brasileiros, só passou a ter maior significado com a exploração agrícola do Cerrado a partir da década de 70. No entanto, nesse local, a presença de imigrantes japoneses remonta ao ano de 1910 e, começa a ganhar destaque a partir de 1929, fase áurea do movimento de japoneses no Brasil.

História do Desenvolvimento Da Colônia Nipo Brasileira de Ibiúna

Autor: Centro Cultural de Ibiúna
Editora: Topan-Press
Ano: 1998
Sinopse: Longe da pretensão de ser uma obra literária, este livro nasceu da oportuna proposta de registrar em suas páginas, os 50 anos de atividades do Centro Cultural de Ibiúna.

A saga da Imigração Japonesa em Lins Livro comemorativo dos 90 ano da imigração japonesa em Lins.

Autor: ABCEL
Autor: Associacão Beneficente Cultural e Esportiva de Lins
Editora: ABCEL
Ano: 2006
Sinopse: Edição comemorativa dos 90 anos da imigração japonesa em Lins, contando a saga dos imigrantes que começaram a chegar no ano de 1916 e que por ali estabeleceram suas vidas.

Um olhar sobre a presença japonesa em Ourinhos

Autor: P.M. Ourinhos
Autor: Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Ourinhos
Editora: Joarte Bauru
Ano: 2008
Sinopse: Relata a contribuição cultural dos japoneses em Ourinhos. Registros com a participação da comunidade japonesa na evolução do município.

Área reservada para sua contribuição

Autor:
Tradução:
Editora:
Ano:
Sinopse:
Patrocínio:

Índice