anos da imigração japonesa no Brasil

Imigração Japonesa - Acervo Literário

Acervo da imigração japonesa no Brasil.

Preservamos a história, não para quem a construiu, mas para quem quer conhecê-la.

O material escrito em português sobre a imigração japonesa e sobre o Japão é abundante, mas está se extinguindo devido à falta de transcrição para mídia eletrônica.

Se você tem um livro ou álbum relacionado ao tema e deseja contribuir, envie-nos um e-mail (detalhes na área de contato).

Nosso objetivo é preservar e incentivar a literatura relacionada à história da imigração japonesa no Brasil.

Este acervo é um repositório de leitura, consulta, estudos e pesquisas sobre o tema.

Deixamos o Mural aberto para as obras dos nikkeis (descendentes de imigrantes japoneses) e para o conteúdo não diretamente relacionado a publicações literárias (detalhes em Mural->Sobre).


Histórico dos anos de vida deste acervo.


Este acervo literário foi iniciado pelo instituto Paulo Kobayashi como um dos projetos da Associação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil para comemorar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao país.


Com o fim das atividades desta Associação em 2008, o Sr. Masao Daigo juntamente com os colaboradores Sr. Michio Onishi e Sr. Tsutomu Ishida mantiveram o acervo até 2022.


Este acervo possui originalmente duas versões, em japonês e em português. A versão japonesa chama-se "Brasil Imin Bunko" e a versão portuguesa chama-se "Acervo Literário da Imigração Japonesa no Brasil".


Música ambiente da página antiga

KASATO MARU Por Hayao Nogami

O plano de fundo acima utiliza como tema central esta pintura, as molduras laterais são uma extrapolação livre utilizando a técnica de "clone stamp" e não fazem parte da obra do artista.